Após sair da maternidade com aquele pequenino ser no colo, é impossível não sentir um misto de felicidade com preocupações, que envolvem a responsabilidade de cuidar e zelar por outra vida. Justamente por isso, é fundamental que você seja amparada por profissionais de sua confiança, atenciosos e que estejam dispostos a fazer essa jornada ser prazerosa para você e seu bebê.
Provavelmente a consulta ao pediatra será a primeira saída de casa do seu neném.
Nessa fase é extremamente importante mantê-lo o mais protegido possível de aglomerações, estímulos externos como calor, frio, barulhos, sons altos, cheiros e luzes fortes. Por isso, planeje bem a primeira consulta. Caso use transporte público, evite os horários e dias de pico. Ao chegar no consultório, procure evitar o contato dele com outras crianças, para minimizar riscos de eventuais doenças.
O que o pediatra deve fazer
O pediatra deve fazer um check up geral no seu bebê, avaliando diversos aspectos: medidas gerais, vitalidade, coloração, tônus muscular, intensidade do choro e presença de malformações. Também fará avaliações relacionadas aos reflexos e à mobilidade do neném, como Reflexo de Moro, Manobra de Ortolani e Marcha Reflexa, então não se assuste com alguns movimentos inusitados que ele fará no seu bebê.
O médico deverá acompanhar a carteirinha de vacinação, explicar sua necessidade e reforçar sua importância, sempre alertando para as datas das próximas vacinas. Ele também irá questionar se o bebê está mamando no peito ou não, como andam as fezes, se tem muitas cólicas, gases, se regurgita ou arrota com facilidade, além de outras dúvidas relacionadas ao comportamento do seu bebê.
Ele também dará início ao acompanhamento do desenvolvimento do neném, para avaliar se se ele está crescendo na taxa esperada, analisando altura (comprimento) e peso, e se estes correspondem ao desenvolvimento considerado saudável. Essa análise da altura e do peso do bebê será feita por meio de uma tabela, chamada Tabela de Crescimento, que irá te ajudar a acompanhar o crescimento do seu filho.
O que você deverá levar
Caso seu pediatra não tenha acompanhado sua gestação, nesse momento ele precisará ser informado dos eventos mais relevantes que aconteceram entre você e o seu bebê. Todos os documentos com histórico do bebê, anotações, informações sobre o parto, nota de Apgar e outros exames realizados nas primeiras horas de nascimento. Compartilhe tudo que julgar necessário com seu médico.
Antes da consulta, planeje com seu companheiro uma lista com todas as dúvidas que possam ter sobre os cuidados com seu neném, como sono, alimentação e cuidados com a pele. Não tenha vergonha nem timidez de fazer perguntas, pois faz parte do papel do pediatra sanar todas as suas dúvidas relacionadas à saúde e bem estar do seu filho, inclusive aspectos da amamentação e eventuais dificuldades.
Frequência das consultas
O Ministério da Saúde recomenda que a rotina de consultas do seu bebê contemple: consulta na primeira 1ª semana, 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês, 12º mês, 18º mês e 24º mês. A partir dos 2 anos de idade, as consultas de rotina devem ser no mínimo anuais, próximas ao mês de aniversário, ou a cada 6 meses. Algumas crianças necessitam de maior atenção e devem ser vistas com maior frequência. O seu médico vai orientá-la em relação à essas particularidades, se for o caso.
O pediatra será seu parceiro durante todo o seu desenvolvimento do seu bebê, então é ideal encontrar um profissional que te traga confiança e que pense parecido com você, para conseguir criar uma dinâmica positiva e harmoniosa, compartilhando informações e te oferecendo o suporte necessário para os cuidados do seu filho.