O chá de bebê é um evento divertido, que serve para você reunir seus parentes e amigos em torno da chegada do seu filho, aproveitando para celebrar o momento e ganhar presentes que vão te ajudar na maternidade que se inicia. Como as fraldas são um dos ítens mais caros e necessários, alguma pessoas preferem focar os presentes só nelas, por isso a diferença entre um chá de bebê e um chá de fralda.
Sendo assim, antes de falar sobre o chá de bebê, é importante falarmos um pouco mais sobre as trocas de fralda e o que você precisa saber deste assunto.
Troca de fraldas
Recém-nascidos usam pelo menos 8 fraldas por dia, ou seja, em apenas 1 mês você vai trocar mais de 200 fraldas. Apesar disso, não é uma boa ideia fazer um estoque gigantesco de fraldas descartáveis, pelo menos não até saber qual fralda se adapta melhor ao seu filho (não vaza, não aperta, não irrita a pele, etc). Ainda assim você pode ter que mudar a marca e o tipo da fralda conforme ele crescer.
Alguns ítens indispensáveis para a troca diária das fraldas são: algodão molhado, para limpar o bumbum do bebê; pomada, para passar nas virilhas e prevenir assaduras (teste marcas diferentes como com as fraldas); lenços umedecidos, para limpar o bebê e você mesma durante a troca; e um potinho ou garrafa térmica com água morna, para molhar o algodão e limpar o bumbum do bebê.
Como o volume de trocas de fralda é muito grande, é importante você ter um lugar adequado para realizar essas trocas na sua casa, que normalmente é uma cômoda ou uma bancada com um acolchoado plastificado e fácil de limpar. Ter esse apoio com uma altura adequada vai ajudar a evitar dores nas costas da mãe. Nas trocas fora de casa, a bolsa de maternidade também pode agilizar sua vida, pois ajuda a ter sempre à mão os ítens necessários para fazer tudo.
Fraldas de pano são cada vez mais usadas e também funcionam bem, porém é necessário ter em grande quantidade e ter tempo para lavá-las e secá-las, então é comum que as pessoas que optem por esse tipo de fralda também acabem usando um pouco as fraldas descartáveis no dia a dia, pela praticidade.
Agora que você e o pai do seu filho já entenderam todo processo de troca das fraldas, podemos partir para um momento esperado e divertido: o chá de bebê!
Organizando o chá de bebê
O chá de bebê costuma acontecer algumas semanas antes do nascimento do bebê, e é um evento que une o útil ao agradável, pois você consegue de uma vez só, reunir seus familiares e amigos para celebrar o filho que está chegando, e ganhar de presente vários dos itens que você vai precisar, ajudando nas economias.
Há várias coisas para se fazer ao organizar o seu chá de bebê, por isso é comum que amigas e familiares ofereçam ajuda para você e seu companheiro. Se vocês sentirem que precisam de ajuda, pensem em alguém próximo e disponível, que poderia dar uma força, como uma das vovós, por exemplo.
Nesse momento tão íntimo e especial, o mais importante é cercar-se de pessoas que você gosta, então lembre-se de escolher uma data que as pessoas que você quer que estejam possam ir, e convide elas com certa antecedência.
Avise no convite se será um chá de bebê ou chá de fralda. Se quiser, indique opções de presente que você gostaria, mas tente não se preocupar tanto com isso, pois no fim das contas, o que te deixará mais feliz é a presença das pessoas. Além disso, se deixar surpreender pelos presentes também pode ser tão legal e especial quanto ganhar o que se deseja.
Sobre as fraldas, o mais importante é ter variedade de tamanhos e marcas, para ter mais opções de adaptação ao corpo e ao crescimento do seu bebê.
Comes, bebes e brincadeiras
É cada vez mais comum os pais inventarem temas e brincadeiras para seus chás de bebê, pois são uma forma divertida de engajar seus convidados na festa. Isso não é obrigatório nem necessário se você não quiser, mas mesmo se preferir algo simples, você terá que decidir algumas coisas como o horário do evento e o que servir.
Pense como vocês gostariam de celebrar com seus amigos e familiares. Você pode fazer algo mais tranquilo como um chá da tarde, um brunch, ou algo mais animado como um chá-bar. Tudo dependerá do seu gosto, criatividade e do quanto deseja investir. Como em qualquer festa, também é importante você ter uma previsão de quantas pessoas vão, para evitar que falte ou sobre bebidas ou comidas.
Se você gosta de brincadeiras, há uma infinidade de jogos típicos de chás de bebê. Vale a pena dar uma pesquisada e conversar com outras pessoas pra ver se você se anima em agitar alguma brincadeira clássica ou até mesmo inventar uma nova.
Dicas de presentes
Para você que vai a um chá de bebê pela primeira vez, algumas dicas de presente (além das fraldas), são acessórios de banho e alimentação, roupinhas, brinquedos e livros infantis. Algumas coisas ainda não servirão para o recém-nascido, mas certamente serão usadas conforme ele crescer, então vale presentear.