A gravidez é uma experiência de muitas transformações na vida da mulher. Além da grande expectativa pela chegada do bebê, são esperadas algumas alterações e mudanças físicas e emocionais durante as fases da gestação.
Alterações de humor, sono, apetite e disposição física são normais e esperadas. Esses sintomas costumam ser mais intensos até o terceiro mês da gestação, após esse período eles diminuem e a gestação se torna um processo mais tranquilo até o sétimo mês. Nas semanas finais é natural que você volte a ter algum desconforto físico.
Conheça mais as fases da gestação, as principais transformações esperadas e os principais sintomas que podem ocorrer em cada etapa do processo.
1º trimestre
Este período inicial é marcado por sintomas semelhantes aos da TPM (tensão pré-menstrual). Enjoos, vontade de urinar, olfato sensível, dores e sensibilidade nos seios. Desejos ou aversões a determinados alimentos também costumam ocorrer.
Além das sensações físicas, algumas mulheres podem ficar mais emotivas e com a sensibilidade mais aguçada. Não se assuste se as suas emoções oscilarem e você sentir raiva ou vontade de chorar sem grandes motivos. É fundamental que seu parceiro e as pessoas próximas sejam compassivas e compreensivas com você.
2º trimestre
A partir do quarto mês, a tão desejada barriguinha de grávida começa a dar seus primeiros sinais, a maioria dos sintomas cessam e a necessidade de urinar muitas vezes ao dia diminui, assim como os desejos e os enjoos. A gravidez se torna uma experiência mais tranquila e gostosa durante esse período.
É natural que você sinta prisão de ventre, por isso é essencial manter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais e frutas, principalmente nesse período.
3º trimestre
No último trimestre é comum que cresçam as expectativas e a ansiedade da futura mamãe, além de ser um momento onde alguns incômodos relacionados ao ganho de peso e ao aumento na retenção de líquidos podem acontecer.
Pernas inchadas, falta de ar e dores na coluna costumam ocorrer em algumas mulheres fazendo o tão esperado último mês de gestação ser um pouco desconfortável. A sensação de cansaço perto dos últimos dias antes do parto pode se acentuar, assim como a ansiedade de conhecer o seu filho, mas tudo isso é comum e, lembre-se, é passageiro.
Nesses últimos dias, o mais importante é relaxar e aguardar a hora do parto. Praticar exercícios de respiração pode te ajudar nos momentos de mais ansiedade, que são muito naturais antes da chegada do seu bebê.